EU ME LEMBRO DE BABAR E VOCÊS?


As Aventuras de Babar foi um desenho francês baseado em uma series de livros escritas inicialmente em 1931 por Jean de Brunhoff e depois retornaram a ser publicados e escrito por seu filho Laurent, porém, o desenho animado só foi produzido em 1989 e teve cinco temporadas. Aqui no Brasil o desenho foi exibida TV Cultura na década de 90 e atualmente passa na HBO Family. Conta a historia de Babar, um elefantinho que viu sua mãe sendo assassinado pelo temível caçador e fugindo para a cidade, onde é encontrado pela Velha Senhora que o ensina a picar de pé e os costumes de uma pessoa civilizada. Depois de alguns anos Babar volta para floresta e reencontra sua manda que mais uma vez é ameaçada pelo caçador, mais desta vez Babar derrota ele,e depois que o Rei morre ao comer cogumelos envenenados Babar é nomeado o Rei dos Elefantes, transformando a manda em um reino civilizado, o Reino de Ceslestiville, em o homenagem a sua futura rainha e prima Celeste.
Era um desenho tão gostoso de se assistir, apesar de algumas cenas tristes e algumas intrigas no enredo Babar possuía uma serenidade e  inocência que hoje em dia não existe mais nos desenhos, a não ser os desenhos educativos que fazem lavagem cerebral nas crianças para que comprem mais brinquedos.
Me lembro muito bem de Babar pois foi um dos desenhos que mais assisti quando criança e logo depois eu trocava de canal e colocava na Manchete para ver Cavaleiros do Zodíaco, 
Na época que lançaram os livros em 1931, foram altamente criticado, dizendo que eles apoiavam colonialismo, e que Babar era o índio ou negro a ser civilizado e a velha senhora era uma especie de Rainha da Inglaterra. 
Foram lançados 4 filmes de Babar, mais só 2 aqui no Brasil, Babar-O Filme (1989) e Babar, O Rei dos Elefantes(1999).
E sempre que eu vejo essa abertura, me da um nó na garganta e lagrimas  no olhos de saudade e nostalgia.





Em 2010, começou a passar um novo desenho de Babar mais em animação 3D, e conta a história de Babou o neto de Babar.


Um comentário:

  1. Eu ainda assisto Babar!!! Meus filhos tem a série completa em dvd!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.