LARANJA MECÂNICA

LARANJA MECÂNICA (1972)
(A Clockwork Orange)

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates

Em um futuro, o jovem violento Alex é líder de uma gangue de arruaceiros, ladrões e estupradores, também é o narrador do filme. Depois de todos os atos criminosos Alex é preso e para reduzir sua sentença participa de uma experiência para conter seus impulsos violentos como cobaia, mas isso acaba com sua capacidade de reagir a violência que o cerca.

Filme considerado a obra prima de Stanley Kubrick e baseado na obra literária de Anthony Burgess. proibido em vários países pela sua "ultraviolência" passou aqui pelo menos uma vez, em TV aberta, que eu tenha visto.
Creio eu que seja um dos filmes mais influenciaram, entre todos, tanto em visual como também em formas de falar, quantas vezes eu me pego falando que estou com dor na minha "gulliver" para meus amigos.
A linguagem utilizada por Alex foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias chamada Nadsat.
Propositalmente Kubrick cometeu alguns erros de continuidade com pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
   

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.